Título: Nova discussão sobre reajuste de aposentadoria
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 29/08/2009, O País, p. 8

Contraproposta será levada ao governo terça por confederação

BELO HORIZONTE. A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), que representa 580 associações de segurados da Previdência, voltará a negociar com o governo o reajuste de benefícios de valor maior que o salário mínimo. Em reunião marcada para terça-feira, em Brasília, a entidade e suas 20 federações estaduais discutirão uma contraproposta à sugestão que prevê, em 2010, correção pela inflação, medida pelo INPC, mais 50% do PIB de 2008. Acordado entre o Palácio do Planalto e centrais sindicais, o cálculo é considerado insatisfatório pela Cobap.

O presidente da confederação, Warley Martins Gonçalles, informou ontem que a entidade e suas filiadas mantêm a posição de brigar para que proposições do senador Paulo Paim (PT-RS) sejam aprovadas.

Elas aplicam o mesmo reajuste do mínimo aos benefícios e acabam com o fator previdenciário ¿ mecanismo que combina idade, tempo de contribuição e expectativa de vida no cálculo da aposentadoria, reduzindo seu valor. O governo resiste às mudanças, sob o argumento de que o impacto seria prejudicial aos cofres da Previdência.