Título: Oposição faz paralelo com visita de Lina ao Planalto
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 29/08/2009, O País, p. 4

Presidente do PPS afirma que decisão do STF ontribui para crença de que país virou pizzaria

BRASÍLIA. A absolvição do exministro Antonio Palocci da denúncia de mandar violar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa provocou reações da oposição. Da tribuna, o senador Heráclito Fortes (DEMPI) se solidarizou ontem com Francenildo, lembrando que ele próprio chegou a ser considerado suspeito de ter sido o responsável pelo depósito feito na conta do caseiro, o que motivou a quebra de sigilo: ¿ Resultado de Justiça não se discute, é preciso acatá-lo.

Mas quero emprestar a minha solidariedade a um conterrâneo nosso, que é o caseiro Francenildo.

Francenildo foi derrotado por cinco a quatro, mas, para ser bem claro, foi apenas parcialmente derrotado.

O senador aproveitou o caso para fazer um paralelo ao que acontece hoje com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, que trava uma guerra com o governo para provar que foi chamada no fim do ano passado para uma reunião com a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na qual teria sido questionada sobre o andamento de investigação relativa ao empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado. Dilma nega.

¿ O caso de Francenildo merece a atenção de todos pela maneira desigual como ele foi tratado. Mas Francenildo tem algumas vitórias. A primeira: falou a verdade. A verdade está ao seu lado, e a Suprema Corte reconheceu essa parte. Portanto, é preciso que o Brasil fique atento para o que ocorreu, no mesmo momento em que nós estamos travando uma guerra para saber quem falou a verdade ou não na famosa visita da doutora Lina ao Palácio. Por incrível que pareça, a origem é a mesma: a Receita Federal, o Ministério da Fazenda ¿ salientou.

¿O resultado foi muito controvertido, dividido¿ Para o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), a vitória de Palocci foi controvertida, devido ao placar apertado: ¿ O resultado foi muito controvertido, dividido. Quem esperava que ele fosse absolvido consagradoramente se decepcionou.

Palocci é um grande quadro político, mas duvido que o episódio não deixe dúvidas na cabeça das pessoas.

Para o presidente do PPS, Roberto Freire, a decisão do STF, aliada ao arquivamento sumário de onze processos contra o presidente José Sarney (PMDB-AP), leva o povo a acreditar que o Brasil se transformou numa grande pizzaria.

Freire acusa o presidente Lula de ser o patrocinador da sensação de impunidade no país, na medida em que interfere nas decisões dos demais poderes: ¿ O governo Lula jogou fora todo e qualquer valor republicano ¿ acrescentou Freire, condenando o aparelhamento do Estado feito, segundo ele, por Lula e o PT.