Título: MP ajuizou dez ações cíveis em Ribeiro Preto
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 29/08/2009, O País, p. 4

Acusação sobre propina, porém, foi arquivada pelo STF

RIBEIRÃO PRETO. O Ministério Público de Ribeirão Preto já ajuizou dez ações cíveis contra o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci no Fórum da cidade. A maioria das ações é por improbidade administrativa durante o mandato dele como prefeito, entre 2001 e 2002, época de segunda administração no município.

¿ Essas ações não foram para o Supremo Tribunal Federal porque são cíveis. Apenas as ações penais são julgadas no STF, em razão do foro privilegiado ¿ informou o promotor Aroldo Costa.

Uma das ações de improbidade administrativa consideradas importantes pelo Ministério Público, porém, já foi arquivada. Ela denunciava a máfia do lixo na cidade, suposto esquema montado na prefeitura para superfaturar os serviços de varrição e coleta de lixo na cidade em parceria com a empresa Leão Leão.

Na época, Rogério Buratti, ex-assessor de Palocci, afirmou em depoimento ao delegado seccional Benedito Antônio Valencise, que o ex-ministro recebia uma quantia mensal e repassava o dinheiro para o financiamento de campanhas do PT. Palocci sempre negou.

E a denúncia foi arquivada pelo STF.