Título: Exército temia união de grupos de esquerda
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 31/08/2009, O País, p. 4

Militares acreditavam em frente única

MARIGHELLA baleado e morto em emboscada das forças da repressão na Lapa, bairro de São Paulo

BRASÍLIA. Atordoados pelo sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, os militares pensaram estar diante de uma conspiração do líder guerrilheiro Carlos Marighella para unificar as organizações de esquerda no combate à ditadura. A crença foi registrada num dossiê secreto do II Exército em outubro de 1969, um mês após o episódio. Segundo historiadores, os arapongas estavam errados: o comandante da Ação Libertadora Nacional (ALN) nem sequer sabia a data da ação.

Símbolo da luta armada, Marighella foi morto pelas forças da repressão em emboscada na noite de 4 de novembro de 1969, na Lapa (SP). Ele é o principal personagem do Relatório Especial de Informações número 28, obtido pelo GLOBO. No documento, o general Aloysio Guedes Pereira demonstra estar certo de que o ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB) era o cérebro por trás do sequestro do embaixador.

¿Marighella pretende estabelecer a chamada Frente Única das Esquerdas, que consiste na fusão de todas as organizações de esquerda existentes no Brasil que adotam a luta armada como meio para a tomada do poder. Em última análise, é pensamento de Marighella colocar (as siglas) sob comando único, na fase atual do processo subversivo-terrorista¿, diz o dossiê.

Segundo o documento, ¿o passo mais importante para a referida fusão foi dado no episódio do sequestro do embaixador dos EUA, definido pelos subversivo-terroristas como abertura da ALN para o entendimento das esquerdas¿.

O sequestro foi idealizado por estudantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Com a ação já planejada, pediram apoio à ALN, que enviou quatro dos 12 participantes. Ex-militante, o historiador Daniel Aarão Reis, da UFF, diz que o dossiê comprova a desorientação dos serviços de espionagem:

¿ É um equívoco completo. Marighella ficou irritadíssimo quando soube da ação. Isso demonstra o nível de desinformação dos órgãos de segurança a respeito da esquerda armada. (Bernardo Mello Franco)