Título: Partido já articula alianças para lançar candidatura
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 31/08/2009, O País, p. 3

Presidente do PV calcula que pode ter 5 minutos de tempo no horário eleitoral, após conversas com outras legendas

SÃO PAULO. Embora dirigentes do PV optem pelo discurso de que uma candidatura presidencial da senadora Marina Silva (PV-AC) deva ser discutida apenas em 2010, o movimento entre os líderes do partido não deixa dúvidas de que está tudo sendo preparado para lançá-la o mais rapidamente possível. A cúpula da legenda não só admite encontros recentes com outros partidos para tratar de composição de chapa como já faz as contas de quanto tempo Marina teria de exposição na TV em horários eleitorais gratuitos.

- A nossa meta é ter quatro ou cinco minutos de tempo na televisão, e acho que temos grandes chances de conseguir esse espaço - disse ontem o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, que, ao mesmo tempo, mede as palavras quando o assunto gira em torno da oficialização da candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente.

- Mas isso é algo que depende do sentimento da Marina. Essa não é a nossa preocupação no momento.

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) disse ontem que outras legendas já começaram a procurar o PV.

- Alguns partidos já nos procuraram, mas não nos autorizaram a divulgar quais são. Mas há, sim, conversas no sentido de formar coalizões - disse ele, para quem Marina reúne todas as características para concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre o apoio para a disputa ao governo do Rio - Gabeira teria a promessa de apoio do PSDB, situação que pode se alterar com a entrada de Marina Silva no jogo sucessório federal -, o deputado disse que o novo quadro precisa ser bem analisado:

- Precisamos achar uma situação que seja confortável para todos os partidos. (Flávio Freire)