Título: Fundo Social vai ser megapoupança
Autor: Camarotti, Gerson; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 01/09/2009, Economia, p. 22

Recursos vão para educação, mas também para investimentos no exterior

BRASÍLIA. O Fundo Social que receberá os recursos que a União levantar com a exploração da atividade petrolífera financiará projetos de infraestrutura no Brasil e a exploração da camada do pré-sal, quando for do interesse do governo atuar como investidor. Abastecerão o ¿cofrinho¿ o bônus de assinatura nos leilões, royalties recolhidos ao caixa federal e a parcela da produção que será entregue ao Estado como pagamento no regime de partilha da produção.

A determinação do governo é que o Fundo Social seja ¿a previdência privada do país¿, rendendo a longo prazo. São cinco as áreas a serem financiadas ¿ educação, cultura, meio ambiente, erradicação da pobreza e inovação tecnológica: ¿ O novo fundo será uma megapoupança, um passaporte para o futuro, que preservará e incrementará a renda do petróleo por muitas e muitas décadas ¿ disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para quem é preciso evitar a ¿maldição¿ do petróleo.

¿ Se não tomarmos as decisões acertadas, aquilo que é um bilhete premiado pode transformarse em fonte de enormes problemas. Países pobres que descobriram muito petróleo, mas não resolveram bem essa questão, continuaram pobres.

Outros caíram na tentação do dinheiro fácil e rápido. Passaram a exportar a toque de caixa todo o óleo que podiam e foram inundados por moedas estrangeiras.

Resultado: quebraram suas indústrias e desorganizaram suas economias. E, assim, o que era uma dádiva transformou-se numa verdadeira maldição.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o governo vai investir no Brasil e no exterior a renda que auferir, obedecendo a ¿princípios rígidos de gestão financeira¿.

¿ Pode ser infraestrutura ou até infraestrutura social.

Hidrelétrica, por exemplo, que é o típico investimento da velhinha japonesa, que dura 30 anos. Mas pode ser na própria infraestrutura de exploração e produção do pré-sal. Pode ser em ações e títulos. Pode fazer uma política internacional de aplicação dos recursos.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que em campos de baixíssimo risco a União pode optar por ser a investidora do campo, podendo usar recursos do Fundo para ¿pagar¿ pela exploração.