Título: Marina diz ver retrocesso na política ambiental
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 01/09/2009, O País, p. 10

Para ex-ministra, contraventores apostam na capacidade do Estado de perdoar

SÃO PAULO. Um dia depois de se filiar ao PV, a senadora Marina Silva (AC) disse que há retrocesso nas políticas ambientais do governo e acusou o Congresso de atender setores ligados ao desmatamento ilegal da floresta amazônica. Ao fazer um diagnóstico sobre a lei que prevê o repasse de 67 milhões de hectares de terra para os chamados ¿particulares¿, quando ela, então ministra do Meio Ambiente, sustentava o repasse de 7 milhões de hectares, argumentou que esse tipo de medida acontece ¿porque os contraventores apostam na capacidade do Estado de perdoar¿.

¿ Alguns retrocessos aconteceram depois dessa saída (quando ela deixou o ministério). A medida provisória transferiu 67 milhões de hectares de terras na Amazônia para particulares quando precisávamos de apenas 7 milhões para atender 80% dos posseiros. Foi algo muito preocupante, um retrocesso ¿ disse, ao participar ontem da gravação do ¿Programa do Jô¿, da TV Globo.

¿ Qual a ideia que o ministro Mangabeira Unger teve? Que o que está lá nós vamos regulamentar e, a partir de agora, é outra história. Não é outra história, porque contraventores apostam sempre na capacidade, entre aspas, que o Estado tem de perdoar suas contravenções. É como se fosse uma senha para que novas pessoas continuem invadindo, na perspectiva de que, lá na frente, haverá uma medida provisória que vai de novo tratar como fato consumado ¿ disse Marina.

Na entrevista, a senadora afirmou haver pressões contra as políticas ambientais.

Mais tarde, indagada sobre quem pressionaria o governo, disse que seriam setores ¿ligados ao Congresso¿: ¿ (São) esses setores envolvidos com a ocupação ilegal que serão beneficiados.

Não está se questionando os que têm direito (à terra), que foram lá por incentivo do governo. O problema é aqueles que utilizaram de violência, ocuparam ilegalmente as terras.

Para Marina, a regulamentação pode prejudicar a preservação ambiental.

¿ Há um risco de que o desmatamento volte a crescer. Combater as ilegalidades e a fiscalização não são suficientes.

Tem que ter uma substituição do modelo predatório por um novo.

Embora insista que o debate sobre sua eventual candidatura só ocorrerá em 2010, Marina brincou com Jô Soares quando ele lhe disse que ela estava com saúde para enfrentar qualquer eleição: ¿ Deus te ouça! Mais tarde, para jornalistas, mostrou ligeira irritação quando perguntada se apoiaria o PT ou outro partido numa reta final da campanha presidencial: ¿ Por que você já está eliminando o meu partido no primeiro turno?