Título: Temos aqui professores-pesquisadores
Autor: Fabrini, Fábio; Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 01/09/2009, O País, p. 5

Preocupação com austeridade, unidade e nível de ensino dos professores. Assim o reitor da PUC, padre Jesus Hortal, resume a receita do desempenho da universidade, a particular mais bem colocada no país, no ranking do MEC.

O GLOBO: Quais os desafios da PUC hoje? HORTAL: É o desafio de sempre: a questão financeira.

É duro. Temos aumentado nos últimos tempos nossa ação, nossos convênios no campo da pesquisa. Mas não podemos nunca pensar em ter os recursos das universidades públicas, que têm sempre muito mais.

A que o senhor atribui o resultado? JESUS HORTAL: A PUC não é uma série de departamentos. Aqui alunos e professores de diversas disciplina dialogam. É uma riqueza que contribui para uma amplitude de horizonte muito grande.

Como é a escolha de professores? HORTAL: Atualmente, no quadro principal, nos professores de tempo integral, não admitimos ninguém que não tenha o título de doutor.

Além disso, a admissão se faz por concurso público. Temos professores-pesquisadores.

Qual a preocupação com a infraestrutura? HORTAL: A infraestrutura tem que ser dirigida para as atividades-fim, não para as atividadesmeio. As reitorias são muito austeras.

Mas, para o ensino, temos o cuidado de canalizar todos os recursos possíveis. Às vezes, a gente encontra em instituições públicas, em tribunais, verdadeiro luxo.