Título: Com apenas dois cursos, escola da FGV é a mais bem avaliada do país
Autor:
Fonte: O Globo, 01/09/2009, O País, p. 4

Entre as universidades, UFRJ é a que obtém a melhor colocação no Rio BRASÍLIA. A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), ligada à Fundação Getulio Vargas (FGV), recebeu a maior nota entre as instituições do país, na avaliação do MEC, superando universidades e centros universitários. A instituição fez 469 pontos numa escala de 0 a 500 e nota 5.

A Ebape é considerada pelo MEC uma instituição de excelência.

Com apenas dois cursos de graduação ¿ Administração e Processos Gerenciais ¿, a escola tem 360 graduandos, mas todos os professores que lecionam em tempo integral têm doutorado.

Além da graduação, a instituição oferece dois cursos de mestrado e um de doutorado.

No total, há menos de 800 alunos matriculados. Ano passado, a Ebape ficou em terceiro lugar no ranking de faculdades.

¿ Nossa missão é trabalhar com o máximo de qualidade, mesmo tendo poucos alunos.

Investimos muito em pesquisa ¿ disse o diretor da Ebape, Flávio Vasconcelos.

Entre as universidades do Estado do Rio, a UFRJ é a mais bem colocada, na 9 posição geral, com nota 4 e 386 pontos.

A PUC-Rio vem na 11 posição, também com nota 4 e 379 pontos.

A PUC teve o melhor desempenho entre as universidades particulares do país. Tiveram nota 4 ainda a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em 14 no ranking das universidades brasileiras, com 369 pontos; a UniRio, na 24 posição, com 338 pontos; e a Uerj, no 34 lugar, com 321 pontos.

Na ponta oposta, o Centro de Ensino Superior de Valença (Cesva), uma faculdade privada, está no pente fino do MEC. Tirou nota 2 e somou apenas 155 pontos.

É a mesma nota da última avaliação. O Cesva já foi visitado por técnicos do MEC, que confirmaram a baixa qualidade de ensino. Segundo a secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci, encontraram-se problemas graves nos cursos de medicina e direito, que estão sob supervisão. No curso de medicina, a faculdade está proibida de realizar vestibulares.

A faculdade aguarda julgamento de recurso contra o resultado, que será analisado pela Comissão Técnica de Acompanhamento de Avaliação. Caso a comissão confirme a nota, o Cesva terá um prazo para cumprir as recomendações do MEC.

Caso contrário poderá ser descredenciada e ter de fechar as portas. Segundo a secretária, nesse caso os alunos seriam transferidos de instituição ou a faculdade funcionaria até a formatura da última turma: ¿ As medidas do MEC visam a privilegiar o interesse dos alunos. Não há risco de o aluno ser prejudicado.