Título: Cabral reunirá bancada fluminense
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 02/09/2009, Economia, p. 22

O governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, afirmou ontem que vai reunir a bancada fluminense em Brasília para debater os interesses do estado no marco regulatório do pré-sal, lançado segunda-feira.

Ele lembrou que o Rio já perdeu muito em outras ocasiões: com a fusão, com a ida da capital para Brasília e com a mudança da cobrança de ICMS da origem para o destino.

¿ Convidei para um jantar, no dia 7 de setembro, os 46 deputados federais do Rio, de todos os partidos, e os três senadores. É uma convocação para a defesa do Estado do Rio de Janeiro. Também já falei com o presidente da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney ¿ disse Cabral, em entrevista ao ¿RJ TV¿, da TV Globo.

Cabral comemorou o fato de o governo federal ter mantido um benefício maior para os estados produtores: ¿ Lula demonstrou enorme sensibilidade e respeito com o povo do Rio de Janeiro.

Inicialmente, o governo federal previa o fim da prioridade para os estados produtores, mas voltou atrás após reunião, no domingo, na qual os governadores do Rio, de São Paulo, José Serra, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, pediram que ela fosse mantida. Segundo Cabral, pela proposta inicial o Rio perderia 100% das Participações Especiais (PEs): ¿ Expliquei ao presidente Lula que está previsto na Constituição que os estados produtores devem receber essa reparação. Disse que era um problema sério, uma meia derrota anunciada. Pedi que a posição fosse revista.

Sobre o regime de urgência, Cabral disse que a crítica é do governador José Serra: ¿ Nossa batalha foi a questão dos estados produtores