Título: Serra: pré-sal é futuro
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 02/09/2009, Economia, p. 22

Governador de SP afirma que discussão é de longo prazo para "fazer uma coisa bem feita agora"

SÃO PAULO e VITÓRIA. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), reafirmou ontem considerar curto o prazo para discussão, no Congresso, dos quatro projetos do novo modelo de exploração de petróleo.

Para Serra, trata-se de um assunto que decide o futuro do país e, por isso, deveria ser discutido em longo prazo.

¿ É muito pouco tempo três meses, 45 dias na Câmara, 45 dias no Senado, uma semana para fazer emendas com 102 assinaturas. Esse é um assunto que decide o futuro do Brasil. É um assunto (para discussão) a longo prazo. Esses poços só vão estar funcionando daqui a dez, 15, 20 anos. Então, temos de fazer uma coisa bem feita agora ¿ disse Serra, após a cerimônia de inauguração de uma escola técnica em São Paulo.

Mostrando pouca disposição para falar sobre o tema, ele disse que não comentaria as medidas anunciadas pelo governo federal para ¿não tirar o lide¿ do evento que participava.

Em jargão jornalístico, lide significa a principal informação de um acontecimento.

O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, manifestou a mesma opinião. Sobre uma possível articulação dos partidos de oposição para impedir a aprovação dos projetos, Alckmin argumentou: ¿ Não é atrapalhar, é aprofundar o debate.

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), elogiou o projeto do novo marco regulatório do pré-sal, no 27oEncontro Econômico Brasil-Alemanha, em Vitória, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ Preciso agradecer ao líder que cultua a democracia como valor e pratica a ação política com enorme tolerância, para entender as nossas razões de estados produtores ¿ afirmou Hartung, acrescentando que o agradecimento não era dele, mas do povo capixaba.

(*) Enviado especial