Título: Nomes cotados para vaga
Autor:
Fonte: O Globo, 02/09/2009, O País, p. 8

Lula fará sua oitava indicação

BRASÍLIA. Dois nomes estão cotados para a vaga deixada pelo ministro Carlos Alberto Direito no STF. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ari Pargendler e César Asfor Rocha já tinham sido cogitados quando havia a possibilidade de a ministra Ellen Gracie deixar a corte para integrar organismo internacional.

Pargendler, de 64 anos, tem o aval do ministro da Defesa, Nelson Jobim, ¿ que, por já ter integrado o STF, costuma ser ouvido pelo presidente Lula sobre o tema. Em setembro de 2007, Jobim conseguiu convencer Lula a nomear Direito, que integrava o STJ. Asfor Rocha, de 61, é o atual presidente do STJ e não esconde o interesse de ocupar uma vaga no STF.

Outro que não esconde a vontade de ocupar uma das 11 cadeiras do STF é o advogado-geral da União, José Antônio Toffoli. Desde o início do primeiro mandato, Lula já nomeou sete ministros para o STF. Além do substituto de Direito, o ele também deverá indicar alguém para o lugar de Eros Grau, que se aposenta no ano que vem, quando completa 70 anos.