Título: Protógenes já conta com imunidade
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 03/09/2009, O País, p. 4

Delegado se filia ao PCdoB após receber duas notificações de agente federal

SÃO PAULO. Minutos antes de anunciar sua filiação ao PCdoB, partido pelo qual pretende disputas as eleições de 2010, o delegado Protógenes Queiroz foi abordado por um agente da Polícia Federal para receber duas notificações. A primeira é sobre o vazamento de informações da Operação Satiagraha e a segunda, uma surpresa, se referia ao desarquivamento do processo administrativo no qual foi acusado de vazar informações sobre a prisão do ex-prefeito Paulo Maluf, em setembro de 2005.

¿ O voo está rápido. Talvez este processo termine, e venha outro com pedido de afastamento.

Não sou bandido. Tem que perseguir quem fez algo errado ¿ reagiu Protógenes, afastado da PF por suspeita de irregularidades na condução da Operação Satiagraha, que apurou supostos crimes financeiros do banqueiro Daniel Dantas.

Segundo ele, as seguidas notificações em eventos públicos ¿ três na última semana ¿ são uma forma de constrangimento e uma tentativa de minar suas pretensões políticas.

Protógenes responde a quatro processos administrativos e a dois inquéritos, a maior parte por supostos vazamentos.

¿ Não são atos como esses que vão impedir minha caminhada cívica ¿ afirmou.

Protógenes espera que, eleito, possa expressar suas opiniões com mais liberdade: ¿ Imagine tudo o que vou poder falar com a imunidade de opinião ¿ disse, contando que a defesa do governo Lula foi fundamental na escolha do partido: ¿ A primeira coisa que avaliei foi o governo Lula.

Fiz uma linha do tempo e cheguei à conclusão de que ele conseguiu grandes avanços.

Por isso quero integrar a base.

Protógenes foi acusado (e negou) de investigar Fábio Luiz Lula da Silva, filho do presidente, e a ministra Dilma Rousseff.

No melhor estilo dos relatórios na PF, Protógenes fez um pronunciamento repleto de citações e autoelogios. Enalteceu o presidente Lula como o governante que mais combateu a corrupção e que proporcionou a chegada da classe operária ao poder no Brasil e criticou o PSDB, especialmente o governador de São Paulo, José Serra, possível adversário do PT na eleição presidencial. Protógenes disse que vai manter domicílio eleitoral em São Paulo, mas não decidiu que cargo disputará