Título: Collor agora é imortal
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 03/09/2009, O País, p. 8

Vaga na Academia Alagoana de Letras

MACEIÓ. O senador Fernando Collor de Mello (PTB) é o mais novo imortal da Academia Alagoana de Letras. Dividirá espaço, na história da academia, com nomes como Jorge de Lima, considerado o ¿príncipe dos poetas alagoanos¿, o lexicógrafo Aurélio Buarque de Hollanda e o poeta Lêdo Ivo, ainda vivo e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Com 22 votos, inclusive o de Lêdo Ivo, Collor foi eleito para a cadeira 20, do médico Ib Gatto Falcão, morto ano passado. A votação foi secreta. Collor era candidato único. Oito acadêmicos votaram em branco. Lêdo Ivo enviou seu voto pelo correio.

O senador mandou justificativa: não foi à eleição por causa das discussões sobre o pré-sal. A posse deve ser este ano. Arnon de Mello, pai de Collor, foi membro da academia alagoana. Era jornalista e teve livros publicados.

Collor informou à Academia ter publicado os seguintes livros: ¿Reforma política e sistema de governo¿, ¿O desafio de Maceió¿, ¿Maceió: 20 anos em 3¿, ¿Manual dos municípios¿, ¿Brasil: um projeto de reconstrução nacional¿ e ¿Relato da História¿, este último o discurso de Collor na posse no Senado, impresso pela gráfica do Senado e distribuído pelo correio.

Alguns têm títulos semelhantes a artigos publicados na ¿Gazeta de Alagoas¿, da família Collor. O procurador aposentado e representante de Collor, Carlos Mendonça, disse que o material foi publicado: ¿ A contribuição de Collor é inimaginável. A proximidade com o poder público pode ajudar. É relevante que tenhamos pela primeira vez um ex-presidente da República na academia.

¿ O livro é importante, mas Getulio Vargas e Ataulfo de Paiva (advogado) não publicaram livros e eram membros da Academia Brasileira.

Não é novo em Alagoas ¿ justificou Antônio Sapucaia, membro da AAL.

¿ Os discursos do Collor são muito inteligentes, como um sobre o Papa Bento XVI ¿ disse o presidente da academia, Dom Fernando Iório.