Título: Popular, polêmico e determinado
Autor: Azevedo, Cristina
Fonte: O Globo, 03/09/2009, O Mundo, p. 32

Pesquisas mostram que presidente seria reeleito Álvaro Uribe não diz que sim nem que não. Mas poucos duvidam que esse advogado de 57 anos, católico fervoroso e considerado simpatizante da organização Opus Dei não queira se candidatar ao terceiro mandato presidencial. E se a Corte Constitucional colombiana der sinal verde ao texto do projeto de referendo, o mais provável é que consiga.

Com índice de aprovação de 68% nas pesquisas, frequentemente é apontado como o governante mais popular da América Latina.

Em público, Uribe limita-se a dizer que gostaria de ver sua política de segurança levada adiante. Populista, determinado, avesso a entrevistas, ele foi eleito pela primeira vez em 2002, numa Colômbia que até poucos meses antes via seu território retalhado por grupos armados e vivia um processo de paz empacado.

Prometeu combater a guerrilha e o tráfico de drogas.

O processo de paz não andou, mas com a ajuda de bilhões de dólares dos Estados Unidos, o governo infligiu duros golpes às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao Exército de Libertação Nacional (ELN), o que ajudou o presidente a mudar a Constituição para concorrer a um segundo mandato em 2006. Foi reeleito com 62,23% dos votos, superando o índice que tivera ao ser eleito quatro anos antes.

Em seu governo morreram importantes chefes guerrilheiros, como Raúl Reyes, durante um ataque a um acampamento das Farc no Equador ¿ o que levou à tensão entre os países. Avançou um controvertido processo de desmobilização com os paramilitares, que parentes de vítimas acusam de ser brando demais com os criminosos.

Seu segundo mandato foi marcado também por escândalos: parlamentares investigados por ligações com paramilitares; a Central de Inteligência acusada de grampear juízes e jornalistas; e militares suspeitos de execuções.

Uribe foi eleito e reeleito também levantando a bandeira da economia.

Em 2007, a Colômbia obteve se melhor resultado em 30 anos, com um crescimento do PIB de 7,52%. A oposição, no entanto, o acusa de beneficiar apenas os mais ricos.

Uma reportagem esta semana da revista ¿Time¿ afirmou que seus índices de segurança parecem estar caindo. Segundo a revista, mais de 380 mil colombianos foram expulsos de sua casa em 2008 devido à violência ¿ 24% a mais do que em 2007. Essas pessoas seriam vítimas de ex-paramilitares, agora criminosos comuns, que confiscam a terra para a produção de drogas. ¿Uribe tem mais com que se preocupar do que com sua saúde (referência à gripe suína)¿, diz a revista.