Título: Sarney se nega a comentar denúncia
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 05/09/2009, O País, p. 8

Senador diz que filho deve responder sobre negociação de imóvel

BRASÍLIA. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não quis se manifestar ontem sobre reportagem publicada pelo jornal ¿O Estado de S. Paulo¿ que mostra que a empreiteira Aracati ¿ hoje Holdenn Construções, Assessoria e Consultoria ¿, que vendeu um dos apartamentos de sua família em São Paulo, comprou o imóvel à vista e vendeu a prazo, num negócio de pai para filho. A assessoria de Sarney alega que o assunto diz respeito ao deputado Sarney Filho (PV-MA), para quem a empreiteira teria vendido o imóvel. O caso serviu de piada do senador Pedro Simon (PMDB-RS): ¿ Eu nem leio mais essas denúncias.

Acho que o Sarney é um homem digno, é um homem correto, é um homem que preza pela transparência. Isso aí é inveja dessas pessoas.

O que tem que se fazer é uma homenagem a Sarney.

Questionado se a reportagem poderia servir de base para uma nova representação contra o presidente do Senado no Conselho de Ética, Simon disse que o ideal seria reunir todas as denúncias contra Sarney e encaminhá-las à ProcuradoriaGeral da República (PGR).

Em nota, Sarney Filho reiterou que o apartamento citado na reportagem tem 85m2 de área habitável, no mesmo prédio em que morou quando estudante. Acrescenta que tem o contrato de promessa de compra e venda do imóvel registrado em cartório, operação que estaria informada na declaração de bens e direitos do seu Imposto de Renda. O deputado disse que a escritura definitiva será passada ao seu nome quando houver a quitação total.