Título: Novo aporte à empresa permitirá financiamento dos fornecedores
Autor: Ordoñez, Ramona; Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 05/09/2009, Economia, p. 23

Petrobras terá condições de fechar contratos de mais longo prazo

RIO e SÃO PAULO. A capitalização da Petrobras será importante não só para a estatal aumentar sua capacidade de investimento, mas também para permitir o financiamento de seus fornecedores. A informação foi dada ontem pelo diretor Financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, ao explicar que, a partir do aumento do seu potencial de endividamento, a companhia poderá fazer contratos de mais longo prazo com seus fornecedores.

Assim, viabiliza a exploração no pré-sal.

¿ Para o fornecedor da Petrobras se financiar, os contratos de longo prazo são muito importantes.

Essa capitalização não só beneficia diretamente a Petrobras, como dá também à Petrobras condições de sustentar essa política de contratar serviços a longo prazo. E com esses contratos, nosso fornecedor consegue mais facilmente se financiar ¿ explicou Barbassa.

Em encontro ontem no Rio com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, representantes de empresas do setor de bens de capital apresentaram uma proposta para acelerar a produção nacional de equipamentos para a exploração do pré-sal. O plano passaria, por exemplo, por melhores condições de financiamento para novos investimentos e a expansão do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo (Prominp).

¿ Todos os tópicos foram incluídos numa agenda de trabalho da Petrobras com as empresas fornecedoras de bens e serviços. É uma agenda permanente da cadeia de fornecedores com a Petrobras ¿ afirmou o presidente da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base, Paulo Godoy.

Empresário destaca importância de custo menor Segundo Godoy, um ¿dos maiores desafios¿ será resolver a questão do financiamento: ¿ Teremos de evoluir muito para estruturar financiamento em condições adequadas e também para consolidar o modelo de project finance. Será importantíssimo consolidarmos o conceito no setor do présal, porque as empresas poderão dar, como garantias, os ativos do próprios contratos.

Além da Abdib, a reunião contou com a participação de representantes de companhias do setor de petróleo e gás natural instaladas no país.

Foi a terceira grande reunião de Gabrielli com empresários esta semana, depois que o governo divulgou as regras para o pré-sal. Na quarta-feira, em São Paulo, ele e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, estiveram com produtores de máquinas e equipamentos.

¿ Houve um consenso de que esse modelo que pretendemos desenvolver para uma nova indústria de bens e serviços no setor de óleo e gás terá de ser baseado na alta produtividade, com mais escala e redução de custos ¿ disse Godoy. (Ramona Ordoñez e Aguinaldo Novo