Título: Dilma: riqueza do pré-sal é passaporte para futuro
Autor: Ordoñez, Ramona; Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 05/09/2009, Economia, p. 23

Ministra defende controle sobre reservas

BRASÍLIA. Em seu périplo de entrevistas para defender os projetos do novo marco regulatório do pré-sal, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem, à Rádio Bandeirantes, que o governo quer transformar petróleo em riqueza social e que esta ¿tem de ser um passaporte para o futuro¿.

Dilma afirmou que a mudança da lei do petróleo visa a permitir ao governo ter maior controle dessa riqueza e não deixá-la nas mãos da iniciativa privada.

¿ O que queremos? Que a maior parte da riqueza fique com o Brasil, com seu povo, e obviamente tenha o controle do Estado, e não fique sob controle de empresas privadas ou estatais de outros países ¿ disse.

Para a ministra, os recursos que virão do pré-sal têm de se concentrar em algumas ações, para poder surtir o efeito desejado de combater a pobreza, sem levar o país a sofrer com a ¿maldição do petróleo¿ ¿ que faz com que países muito ricos tenham populações muito pobres.

Sem entrar na discussão dos royalties, a ministra deixou claro que entende que os recursos que vierem do pré-sal devem ser divididos entre a população brasileira, de forma igualitária: ¿ Tem de concentrar a capacidade de fazer essa transferência (de renda), porque tem de universalizar direitos no Brasil. Não somos a Noruega, com cinco milhões de habitantes, onde todo mundo tem renda, educação de qualidade e moradia. Aqui vamos ter de voltar (direcionar) essa riqueza. Tem de ser um passaporte para o futuro