Título: Nova descoberta no pré-sal
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 09/09/2009, Economia, p. 19

Poço tem até 2 bi de barris, diz Petrobras

A Petrobras informou ontem que encontrou petróleo de elevada qualidade nos reservatórios do poço de Guará, na região do pré-sal da Bacia de Santos. De acordo com a empresa, a estimativa é de um volume recuperável de 1,1 bilhão a 2 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural. O poço fica a cerca de 310 quilômetros da costa de São Paulo e a 55 quilômetros a sudoeste de Tupi.

O poço está localizado no bloco BM-S-9, em lâmina d"água (distância entre a superfície da água e o fundo do mar) de 2.141 metros. A área é de concessão do consórcio formado por Petrobras (45%, operadora), BG (30%) e Repsol (25%). A estimativa de produção inicial de Guará é de cerca de 50 mil barris de petróleo por dia. As empresas devem perfurar outro poço até o fim deste ano.

A estatal também informou ter retomado os testes na área de Tupi. O poço tinha sido desligado desde o início de julho devido a um defeito em um parafuso na chamada "árvore de Natal molhada", conjunto de válvulas que controla o fluxo de produção do poço. Segundo a companhia, o equipamento foi substituído antes do previsto. (Ramona Ordoñez)