Título: Retaliação mais ampla
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 10/09/2009, Economia, p. 30

Representante dos EUA chega dia 17

BRASÍLIA. Às voltas com a confecção de uma lista de itens a serem usados em uma possível retaliação de US$800 milhões contra os Estados Unidos, por causa dos subsídios ilegais aos produtores de algodão, o governo brasileiro elabora um projeto de lei que permita a chamada retaliação cruzada em propriedade intelectual. Com isso, em vez de apenas sobretaxar produtos, o Brasil poderia aplicar o licenciamento compulsório ou até suspender temporariamente patentes de medicamentos. A retaliação foi autorizada semana passada pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

O texto deve ser examinado até o fim deste mês pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). Também serão analisados os bens que poderiam ser sobretaxados. Técnicos avaliam que produtos hoje importados dos EUA poderiam ser adquiridos em outros mercados.

As negociações entre os dois países começam no próximo dia 17, com a chegada do representante de Comércio americano, Ron Kirk, em sua primeira visita ao Brasil. Segundo uma fonte, a única possibilidade de acordo seriam os EUA finalmente cumprirem as determinações da OMC. (Eliane Oliveira)