Título: Correios poderão abrir agências no exterior
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 10/09/2009, Economia, p. 31

Projeto para modernizar a empresa já está nas mãos de Lula. Um dos objetivos é crescer na internet

BRASÍLIA. O ministro das Comunicações, Helio Costa, apresentou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a minuta da medida provisória com o novo marco regulatório modificando a Lei Postal, editada em 1978, e modernizando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A nova legislação prevê a criação de representações ou postos dos Correios no exterior, assim como já ocorre com o Banco do Brasil, que tem agências espalhadas em outros países.

- O presidente da República quer que todas essas inovações estejam prontas para serem implementadas até o fim do ano - disse ele.

Também deverão ser implantadas mudanças no Banco Postal, atualmente operado pelo Bradesco. O objetivo é que o banco seja mais lucrativo para os Correios. Segundo Costa, os Correios já estão com um lucro operacional este ano de quase R$1 bilhão, o que, acrescentou o ministro, é muito importante "porque todos os correios do mundo estão passando por dificuldades".

O ministro lembrou que os Correios só mantiveram o monopólio da entrega de cartas comerciais e particulares. Todas as outras operações da instituição são disputadas com empresas internacionais.

- Os Correios têm que estar preparados para essa competição - afirmou.

Licitação para substituir franquias será retomada

A empresa, segundo o ministro, está preparando seu próprio correio digital. Uma das ideias é transformá-lo em um dos maiores provedores de serviços de internet. É o chamado Correio Híbrido. Além disso, o objetivo dos Correios é entrar mais forte no setor de comércio pela internet.

O governo também quer melhorar a logística dos Correios, que tem vários segmentos importantes, entre eles a parte de aviação, com a Rede Postal Noturna (RPN). Ela movimenta, em média, 650 toneladas por ano de cargas, percorrendo cerca de 47 mil quilômetros diariamente.

A expectativa do ministro é que a licitação para substituir as 1.429 franquias dos Correios seja retomada dentro de 20 a 30 dias. A licitação foi lançada em maio e cancelada entre junho e julho, por causa de ajustes no edital.