Título: Oi se prepara para oferecer TV por assinatura com tecnologia de internet
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Fonte: O Globo, 10/09/2009, Economia, p. 33

Com objetivo de ampliar o portal de notícias iG, empresa contrata pessoal

SÃO PAULO. Após adquirir a Brasil Telecom (BrT) no fim de 2008, a Oi se prepara para colocar no ar um novo projeto de convergência digital: a Oi TV, com tecnologia de internet (IPTV). Idealizado por Caio Túlio Costa, que deixou no início do ano a presidência do portal iG para atuar como consultor de desenvolvimento de estratégias para a plataforma de multimídia da operadora, o projeto da Oi TV está praticamente pronto. E permitirá à operadora oferecer aos clientes serviços convergentes de telefonia, internet e TV.

Desenvolvido em sigilo pela diretoria de Desenvolvimento de Tecnologia & Estratégia, presidida por Pedro Ripper, ex-presidente da Cisco no Brasil, o projeto da Oi envolveria investimentos da ordem de R$20 milhões.

A Oi já opera serviços de TV por assinatura, mas em uma escala bastante modesta. Desde 2006, com a aquisição da Way TV, a empresa concorre com a Net nas cidades mineiras de Poços de Caldas, Uberlândia e Barbacena. No segmento de IPTV, a Oi já tem um projeto experimental no Rio, também restrito a Ipanema e Leblon.

Segundo fontes do mercado de telecomunicações, o projeto só não teria decolado ainda porque depende da aprovação do projeto de lei 29. O PL 29, como é chamado pelos executivos do setor, já foi aprovado em todas as comissões técnicas da Câmara e deve ir à votação em plenário nos próximos dias. A aprovação desse projeto de lei formalizará a entrada das operadoras de telefonia no mercado de TV por assinatura.

Desde a semana passada, o portal iG, a principal plataforma da Oi na internet, vem contratando profissionais para reforçar sua área de conteúdo - entre os quais destacam-se o editor-executivo do portal da revista "Veja", Roberto Gerosa, e o colunista de economia da "Folha de S.Paulo" Guilherme Barros, incorporados no fim da semana passada.

Antes deles, o portal contratara Eduardo Oinegue, que também já ocupou cargos de direção em publicações da Editora Abril, de onde saiu para fundar a Análise Editoria, empresa da qual se afastou para comandar a área editorial do projeto da Oi.

Procurada ontem, a Oi não confirmou nem negou o lançamento do novo projeto. Por meio de sua área de comunicação corporativa, a empresa informou que apenas acompanha a "perspectiva de forte expansão do mercado de internet" e que o portal iG está "reforçando e oxigenando" sua equipe de geração de conteúdo.

"Nesse contexto, o iG está sempre buscando atrair profissionais de prestígio e comprovada experiência, de forma a garantir melhoria constante de seu conteúdo", disse a Oi em comunicado.