Título: Lula: O bicho vai pegar em 2010
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 11/09/2009, O País, p. 3

Presidente fala em eleger candidato da base e diz que povo tem de optar pela continuidade

Isabela Martin FORTALEZA e SOBRAL

Num dia marcado por discursos em palanques e três inaugurações de obras no Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem mergulhou fundo no discurso eleitoral e afirmou que o eleitor precisa escolher um candidato que dê continuidade ao seu governo.

Desta vez, disse que um candidato da base aliada ¿ deixando de se referir apenas à sua candidata, a ministra Dilma Rousseff ¿ vencerá a disputa em 2010. Segundo as últimas pesquisas, a pré-candidatura de Dilma estaria estacionada.

¿ Precisamos é fazer o povo compreender que você não pode arriscar a votar em alguém que não dê continuidade às coisas que estão sendo feitas neste país ¿ disse Lula em entrevista à Rádio Verdes Mares, ao desembarcar em Fortaleza. ¿ Se não, vamos ter um exército de obras inacabadas.

Lula subiu em três palanques, assinou 25 ordens de serviço, inaugurou dois institutos tecnológicos federais e um centro cultural. A maratona começou em Sobral, onde, acompanhado do governador Cid Gomes (PSB), inaugurou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e, por teleconferência, o de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Assinou ordens de serviço para construção de escolas profissionais da rede estadual. Em Fortaleza, visitou um conjunto habitacional financiado pelo PAC. O último evento foi a inauguração do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), uma obra da prefeitura de Fortaleza que recebeu R$ 2,5 milhões do Ministério da Cultura.

Na visita ao conjunto habitacional Patativa do Assaré, Lula retomou o discurso da continuidade.

¿ Se a gente trabalhar dez anos assim, vai dar uma baita consertada neste país. No ano que vem o bicho vai pegar. Não posso falar muito porque a TV grava e a Justiça eleitoral me pega.

A gente conhece as pessoas e sabe em quem vai votar. Não pode voltar ao passado, tem que evoluir. Só peço a Deus que o povo brasileiro encontre uma pessoa melhor do que eu, mais capaz, com mais sensibilidade.

Lula desembarcou em Fortaleza ao lado do deputado federal Ciro Gomes (PSB), pré-candidato do partido à Presidência.

Lula salientou que as definições acontecerão em março de 2010.

Falou da pré-candidata Dilma Rousseff, de Ciro e da senadora Marina Silva, que trocou o PT pelo PV: ¿ O Brasil está vivendo um momento rico, porque se a disputa se der entre Ciro e Dilma, entre Marina Silva e Ciro, é um avanço extraordinário.

Sobre o candidato a vice, Lula afirmou que caberá a Dilma, se tiver o nome homologado pelo PT, a escolha do vice junto à base aliada: ¿ Se a Dilma for consagrada candidata, vai ter que escolher o vice junto à base aliada. Se eu já escolhi uma candidata, imagina escolher o vice.

Ao visitar uma área de risco na periferia, falou dos pobres: ¿ Pobre é a figura mais importante antes das eleições e a mais incômoda depois.

E voltou ao tema na inauguração do Cuca ¿ com piscina semiolímpica, anfiteatro, cinema e estúdios de TV. Lula citou o carnavalesco Joãozinho Trinta: ¿ Quem gosta de miséria é intelectual.

Pobre gosta de luxo.

Mantega: `Se mudar, vai apanhar

À BBC Brasil, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse considerar temerário que um novo governo mude diretrizes do governo Lula: ¿ Acho temerário que algum novo governante venha a mudar uma série de diretrizes que estão dando certo. O destino do Brasil está traçado, mesmo que haja mudança na administração, que não seja um candidato petista que ganhe a eleição, mas de outro partido.

As diretrizes são conquistas do povo brasileiro. Se mudar, vai apanhar. Se alguém assumir e começar a mudar, não vai se aguentar no governo.