Título: No paraíso dos viajandões, Minc conquista público
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 11/09/2009, O País, p. 10

Proposta sobre maconha agrada.

BRASÍLIA. Embalado pelo som do reggae, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deu um show à parte domingo passado em Alto Paraíso (GO), tradicional recanto de hippies, esotéricos e viajandões na Chapada dos Veadeiros.

Aproveitando o feriado na cidade, ele subiu ao palco enfumaçado da banda Tribo de Jah e fez um animado discurso em defesa da descriminalização da maconha, para delírio de uma plateia repleta de jovens. A performance foi filmada com celulares e virou hit no YouTube.

O ministro usou uma metáfora futebolística para defender a legalização da erva.

¿ Ontem a gente meteu 3 a 1 na Argentina. Só que tem outro placar que a gente está perdendo. Os juízes da Argentina descriminalizaram! ¿ exclamou, arrancando gritos de apoio. ¿ O usuário não é criminoso! Esse jogo a gente tá perdendo aqui. Vamos virar esse jogo! Acabar com a hipocrisia! A consciência! Sem esconder a empolgação, Minc falou sem parar durante quase quatro minutos, dando passinhos para os lados e sacudindo o corpo no ritmo da música. Em alguns momentos, deixou frases pela metade. Puxou vivas a Chico Mendes e Bob Marley, pediu apoio à preservação da Amazônia e aproveitou para transformar o palco em palanque, fazendo propaganda de suas ações no governo: ¿ O reggae é a paz, mas o reggae é a resistência. Vamos defender a Amazônia! Não vamos deixar queimarem a Amazônia! A gente conta com os seringueiros, com os castanheiros, com as nações indígenas e com a consciência da rapaziada! No fim do discurso, o ministro disse que os músicos da Tribo de Jah ¿são cegos, mas ajudam a gente a ver muita coisa boa, muita consciência e muita criatividade¿.

E fez um apelo inusitado: pediu que as pessoas fechassem os olhos, se abraçassem e se beijassem na plateia.

¿ Vamos fechar o olho um minuto, dar a mão para o amigo, dar a mão para a amiga, beijar o namorado, beijar a namorada e pensar nessa consciência e nesta música que faz a gente resistir! ¿ disse, concluindo com vivas à consciência ecológica, à natureza e à liberdade.

A duas horas de carro de Brasília, Alto Paraíso é considerada um santuário de seitas místicas, que atribuem a Nostradamus a profecia de que a região escaparia do apocalipse.Trilhas e cachoeiras concorrem com um ponto turístico apelidado de discoporto, onde visitantes juram assistir a pousos e decolagens de discos voadores.

Em junho, Minc foi convocado pela Comissão de Segurança Pública da Câmara para explicar sua participação na Marcha da Maconha, e ouviu desaforos de deputados que o acusaram de fazer apologia das drogas. Ontem, após uma entrevista coletiva, ele fez piada sobre a performance de domingo: ¿ Daqui a pouco vão querer que eu vá ao Congresso de novo para me explicar sobre... como é que chama, apologia?

COLABOROU Catarina Alencastro