Título: Inflação cai para 0,15%, menor taxa em 3 anos
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 11/09/2009, Economia, p. 27

Leite recua 6% em agosto, mas ainda acumula alta de 25% no ano. Analistas já preveem IPCA abaixo da meta

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,15% no mês passado, a menor taxa em três anos ¿ em agosto de 2006, fora de 0,05%. A queda da inflação, divulgada ontem pelo IBGE, surpreendeu analistas, que esperavam um índice ligeiramente maior. Em julho, o IPCA foi de 0,24% e, nos últimos 12 meses, acumula alta de 4,36%, abaixo portanto da meta do governo (4,5%), pela primeira vez este ano.

Eulina dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE, destaca que a queda na inflação foi disseminada: ¿ Praticamente todos os grupos do IPCA contribuíram para a desaceleração do indicador.

Entretanto, o grupo de alimentos registrou em agosto uma deflação menor, de 0,01%, contra recuo de 0,06% em julho.

INPC sobe 0,08% e acumula alta de 3,07% no ano Ela diz que os problemas com as chuvas e a entressafra podem fazer com que os preços dos alimentos não sejam tão favoráveis nos próximos meses. No ano, o grupo de alimentação e bebidas acumula alta de 2,56% até agosto, abaixo do registrado em igual período do ano passado, quando havia ficado em 9,58%.

O vilão do ano, o leite pausterizado, registrou uma forte queda, de 6,61%. Apesar disso, o produto ainda acumula alta de 25,21% no ano.

Os consumidores, que durante os meses de pico no preço do leite recorreram às promoções ou mesmo a uma redução no consumo, agora já sentem o alívio no bolso.

¿ Este mês, o preço ficou um pouco mais baixo e pude voltar a comprar a caixa fechada da minha marca preferida. Nos últimos meses, tive que esquecer a qualidade ou comprar leite em pó, que rende mais ¿ conta a advogada Ângela Borges.

Em agosto, o reajuste de alguns cursos, como idiomas, puxou a inflação do grupo educação para 0,83%. Por outro lado, a forte redução dos preços das passagens aéreas, que caíram 10,97%, levou o grupo de transportes a ter deflação de 0,14%.

De janeiro a agosto, a inflação foi de 2,97%, ante 4,48% em igual período no ano passado. Para alguns analistas, o IPCA pode fechar 2009 próximo a 4%, ou seja, abaixo da meta do governo.

Alex Agostini, da Austin Ratings, mantém sua previsão de 4,3%, mas ressalta que é possível que o IPCA fique um pouco menor: ¿ A inflação não é um foco de problema agora, nem deverá ser pelos próximos seis meses.

Já para Elson Teles, da corretora Concórdia, a situação ainda não está tão confortável: ¿ O governo pode restabelecer o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados, cujas alíquotas foram reduzidas no auge da crise), o que aumentaria o preço de produtos como automóveis e eletrodomésticos.

O IBGE também divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC, que mede a inflação para as famílias de mais baixa renda), que ficou em 0,08% em agosto, contra 0,23% de julho.

No acumulado do ano, o índice está em 3,07%, e nos últimos 12 meses soma 4,44%.