Título: Um novo nome para Petro-Sal
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 11/09/2009, Economia, p. 29

Lobão sugere que empresa de Mossoró abra mão da marca "patrioticamente"

BRASÍLIA. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu ontem que o governo poderá procurar um novo nome para a Petro-Sal. Segundo ele, isso ocorrerá caso se confirme que a marca já tem dono.

Ontem, o colunista do GLOBO Ancelmo Gois revelou que o nome tem registro no INPI e pertence a uma empresa de sondas de Mossoró (RN), a Petro-Sal Serviços Industriais, dona da marca desde 2008.

¿ Se a lei estabelece que a sigla já tem dono, assim será. Ou alteramos ¿ e há tempo para isso ¿ ou, quem sabe, ele (o dono da marca) patrioticamente abrirá mão da sigla ¿ afirmou o ministro.

A troca do nome poderia ser feita por emenda de um deputado ou senador. Uma das emendas ao texto do projeto de lei 5.939/2009, que cria a estatal, prevê a mudança para Petro-Sal Brasil. A razão social, porém, permaneceria Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. O ministro descartou a ideia de a União comprar a marca.

O nome Petro-Sal nunca foi unanimidade no governo. Inicialmente, foi citado em tom de brincadeira, bem como ¿Loboil¿.

Na véspera de lançamento dos projetos do pré-sal, o presidente Lula chegou a vetar o nome, que remeteria a Petrossauro, apelido usado pelo ex-deputado Roberto Campos para criticar a Petrobras.

Sem consenso e na falta de um nome neutro, ficou a proposta de Petro-Sal.

Lobão disse, em audiência pública no Senado, que o governo estuda usar diesel como combustível de automóveis particulares. Alertado por assessores sobre a repercussão de sua fala, já que o diesel é poluente, minimizou: ¿ Experiências estão sendo feitas. Não quer dizer que vamos estabelecer metas para que automóveis usem o diesel.