Título: Indústria cresce, mas está longe da recuperação
Autor: Melo, Liana; Rangel, Juliana
Fonte: O Globo, 12/09/2009, Economia, p. 35

Volta ao nível pré-crise só deverá ocorrer no 2º semestre de 2010

Após seis meses de quedas, a indústria voltou a crescer. Segundo o IBGE, o setor avançou 2,1% no segundo trimestre sobre os três primeiros meses do ano.

Embora comemorado, o resultado ainda está longe de recuperar toda a retração vivida desde o quarto trimestre do ano passado. Na comparação com o mesmo trimestre de 2008, o resultado ficou negativo em 7,9%.

E a volta aos índices pré-crise só deve ocorrer no segundo semestre de 2010, segundo especialistas.

¿ A produção física só voltará aos patamares anteriores no segundo semestre do ano que vem, embora, dependendo da recuperação internacional, o valor do setor poderá ser restabelecido um pouco antes, no começo de 2010 ¿ afirmou Rogério Souza, economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).

Impacto positivo das exportações deve cair Segundo Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, as exportações de produtos industrializados devem cair 30% este ano. Esse tombo vai representar, para ele, 8% de queda na produção doméstica.

¿ É o mercado interno que sustenta a economia do país.

Mas o comércio exterior voltou a contribuir de forma positiva para o PIB no segundo trimestre. Isso ocorreu pois as exportações caíram menos que as importações, ou seja, voltou a um resultado positivo que não era registrado desde o primeiro semestre de 2005.

José Augusto de Castro, vicepresidente da Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), o saldo deverá piorar no ano: ¿ Não somente pelo dólar barato que incentiva as importações, mas pelo fim dos embarques de soja ¿ disse