Título: Lula cobra da Vale mais investimentos em indústrias naval e siderúrgica
Autor:
Fonte: O Globo, 12/09/2009, Economia, p. 37

Eu disse ao Roger (Agnelli) que é preciso a gente começar a construir" BRASÍLIA e SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou ontem do presidente da Vale, Roger Agnelli, maiores investimentos da mineradora nas indústrias naval e siderúrgica do Brasil. Lula aproveitou um evento em Pernambuco, no estaleiro Atlântico Sul, para lembrar que empresas brasileiras de grande porte têm que investir mais no país.

¿ É impossível a Vale continuar comprando navio na China quando a gente está montando a indústria naval aqui ¿ afirmou Lula a jornalistas.

¿ Ele disse para mim que a indústria naval brasileira não fabricava navio de 400 (mil) toneladas. Eu agora conversei com o Atlântico Sul. Você vai comprar um pouco mais barato, mas você está gerando emprego na China, gerando pagamento de salário na China.

Isso muito importa para o país.

Então nós vamos ter que construir no Brasil.

Lula participou ontem ¿ ao lado do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli ¿ do batimento de quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), de um total de 49. O batimento da quilha é uma cerimônia tradicional da indústria naval, que simboliza o início da montagem do navio.

No ano passado, a Vale assinou um contrato de US$ 1,6 b i l h ã o c o m a c h i n e s a Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries para construção de 12 navios para sua frota própria, com capacidade para 400 mil toneladas cada.

Neste ano, a Vale fez 49 encomendas a estaleiros brasileiros, que incluem 15 rebocadores, 32 barcaças e 2 empurradores.

Lula afirmou ainda que discutiu com Agnelli investimentos em siderurgia. Esta semana, ele e o presidente da Vale se reuniram para tratar do programa de investimentos da mineradora, após vários comentários públicos de Lula sobre o assunto.

¿ Nós estamos discutindo há pelos menos uns quatro anos uma siderurgia no Espírito Santo, uma no Ceará, uma no Pará. Eu disse ao Roger que é preciso a gente começar a construir essas siderúrgicas porque era para a gente ter começado a construir no auge da crise ¿ disse Lula.

A Vale aumentou recentemente sua participação na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) para viabilizar o término do investimento que faz em parceria com a alemã Thyssenkrupp no Rio de Janeiro.

Anunciou também que vai começar a construir sozinha uma siderúrgica no Espírito Santo, após a desistência da chinesa Baosteel.

A mineradora deverá tentar atrair sócios depois de obtida a licença ambiental, já que não pretende ter posição majoritária no empreendimento.

Ministro critica reajuste nos preços do aço O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, reagiu ontem ao anúncio de reajuste dos preços dos aço planos, entre 10% e 13%, feitos pela Usiminas e CSN. Depois de considerar a decisão inaceitável, o ministro disse que o assunto está sendo avaliado pelo governo.

¿ Vamos fazer um levantamento desses aumentos para ver que medidas nós tomaremos.

Esse tipo de atitude da indústria do aço é inaceitável ¿ afirmou Jorge, depois de participar de evento em São Paulo.

Sem adiantar que medidas poderiam ser adotadas pelo governo, o ministro lembrou que o setor foi beneficiado recentemente com o aumento de alíquotas para a importação de oito tipos de aço, que eram isentos desde 2005. As siderúrgicas argumentaram que o mercado nacional poderia ser invadido pelo produto chinês.

¿ Nunca verificamos nenhum aumento da importação do aço que devesse levar a medidas mais fortes de contenção das importações. Não só a invasão não aconteceu como talvez, exatamente porque a invasão não ocorreu, eles aumentaram o preço ¿ afirmou Jorge