Título: Arrozeiros entram em conflito com PMs
Autor: Carvalho, Jailton de; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 15/09/2009, O País, p. 4

Eles protestavam contra demarcação na Raposa Serra do Sol

BOA VISTA Descontentes com a demarcação das terras indígenas de Raposa Serra do Sol, arrozeiros entraram em conflito ontem com a Polícia Militar, em Boa Vista, antes da chegada do presidente Lula, que fez a sua primeira visita ao estado depois de sete anos de governo. O grupo, liderado pelo fazendeiro Paulo César Quartiero, entrou em choque com a PM. No confronto, quatro manifestantes, entre eles Quartiero, ficaram feridos e tiveram que ser levados para o Hospital Geral de Boa Vista. Quartiero e os demais feridos seriam autuados por desacato, desobediência e resistência à prisão.

Quartiero e outros empresários e políticos da região queriam a demarcação em ilhas para permanecerem com exploração econômica dentro da reserva.

A confusão começou por volta das 16h (horário de Brasília), quando Lula ainda estava em Bonfim, no interior de Roraima. Quartiero e um grupo de cerca de 150 pessoas tentaram entrar no parque Anauá para protestar contra Lula. Mas foram barrados por ordem de assessores da Presidência da República.

Pela manhã, próximo ao aeroporto, pouco depois da chegada de Lula a Boa Vista, o fazendeiro e seu grupo atacaram dois carros da Polícia Federal, atirando ovos e distribuindo chutes. Ele negou que tenha atacado os policias, mas criticou o governo.

- Eles jogaram sacos de urina, cadeiras e ovos nos policiais - afirmou Waney Raimundo, comandante do Policiamento da Capital.