Título: Lula defende liberação total do uso da internet nas eleições de 2010
Autor: Carvalho, Jailton de; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 15/09/2009, O País, p. 4

Tentar proibir é uma loucura", diz presidente sobre cobertura jornalística na rede

BOA VISTA e BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a liberação do uso da internet nas eleições. Para o presidente, seria uma "loucura" proibir que candidatos e eleitores usem a internet livremente durante as campanhas.

- Um moleque de 10 anos, de 8 anos, de 9 anos, tem acesso a informação que a gente não tinha. Está tendo agora. Tentar proibir isso é uma loucura - disse Lula, em entrevista a cinco rádios de Boa Vista, em visita que fez a Roraima ontem.

Lula ressaltou que a internet é importante para aumentar o volume de informações, boas ou ruins, sobre os candidatos e disse que eventuais medidas restritivas não teriam eficácia.

Um repórter perguntou se caberia impor à internet as mesmas regras estabelecidas para o rádio e a TV. Lula deixou claro que a internet deve receber tratamento diferenciado.

- Eleição não pode ser uma coisa que cause tanto medo que se queira proibir (a internet). Tem que ser livre mesmo. As pessoas têm que saber quem são os candidatos - disse.

No dia em que o presidente criticou a intenção de restringir a eleição na internet, o Blog do Planalto postou um comentário de Lula, gravado e parcialmente transcrito, no qual ele agradece a participação dos leitores e diz que críticas e sugestões são importantes. Só há um porém: o blog oficial não aceita comentários públicos dos internautas - ao contrário de um clone, criado para criticar o original.

Lula comemorou a alta de 1,9% no Produto Interno Bruto (PIB), e disse que é importante que o público critique o blog. Num trecho não transcrito, ele afirma que espera que um dia todos elogiem o blog:

- É importante que vocês deem sugestões, critiquem, porque a gente vai aprendendo com as sugestões, com as críticas.

No trecho que não está transcrito, Lula pondera, porém, que não quer puxa-sacos.

No clone do blog havia, até as 18h30 de ontem, 27 comentários sobre o post de Lula no original. Uma das mensagens dizia: "Não avisaram ao Lula que no blog "oficial" dele ninguém pode postar comentários?".

O secretário de imprensa da Presidência, Nelson Breve, responsável pelo Blog do Planalto, disse que os comentários aos quais o presidente se refere são enviados por internautas pela página do blog, embora não sejam tornados públicos. Segundo ele, o blog já recebeu 500 comentários, entre elogios, pedidos, sugestões e críticas. Ele explicou que não há espaço para comentários públicos porque não haveria como respondê-los e que poderia servir para disputa política.

(*) Enviado especial