Título: Lula: 150 mil vagas criadas em agosto
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 15/09/2009, Economia, p. 20

Presidente comemora recuperação econômica e defende alta de gasto público

BOA VISTA, BONFIM (RR) e BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou ontem os sinais de recuperação econômica e o começo do fim da crise financeira no Brasil. Segundo ele, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e servidos produzidos no país) voltou a crescer, e só em agosto foram criados 150 mil empregos no país, 11.600 a mais que em julho. Até o fim do ano, espera-se a criação de 1 milhão de empregos. Os dados, que constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), serão divulgados amanhã pelo Ministério do Trabalho.

- Os últimos números do PIB são muito alentadores. Vamos terminar o ano numa situação boa e começar o ano numa situação muito melhor. Certamente, vamos bater recordes na criação de empregos - disse o presidente, em entrevista a cinco emissoras de rádio de Boa Vista.

Segundo Lula, o Brasil voltou a crescer porque o governo adotou medidas certas no momento adequado. Como exemplo, citou a redução de impostos para a compra de de carros novos, de eletrodomésticos e de materiais de construção. Mencionou também a criação, no auge da crise, do programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de 1 milhão de casas populares até o fim de 2010. Lula disse que o governo não se contagiou pelo pessimismo que, num determinado momento, teria sido transmitido pelo noticiário:

- Se deixássemos nos levar pelo pânico, como estava em algumas manchetes, o povo nem sairia de casa.

O presidente também defendeu aumento de gastos com a máquina pública. Segundo ele, o Estado precisa de mais servidores bem remunerados para atender bem a população. Lula argumentou que, com a expansão de alguns setores, como escolas e hospitais, o Estado se vê na obrigação de contratar mais professores e médicos. Até as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) estariam demandando a contratação de mais engenheiros.

- Tivemos que recompor o Estado. A oposição queria desmontar o Estado.

A seguir, Lula inaugurou uma ponte em Bonfim, na fronteira de Roraima com a Guiana, construída pelo Exército Brasileiro, a 130 quilômetros de Boa Vista. O presidente prometeu mais ajuda ao país vizinho, incluindo a construção de uma estrada, o financiamento de uma usina hidrelétrica, a abertura de agências bancárias e a cooperação para o plantio de arroz e soja na Guiana.

O mercado continuou melhorando as previsões de crescimento do PIB, mostrou a pesquisa semanal Focus do BC divulgada ontem. Agora, os especialistas calculam que haverá uma retração de 0,15% no ano, ante previsão de queda de 0,16% na semana anterior. Para 2010, o Focus mostrou que o mercado manteve a estimativa de crescimento de 4%.

Os números ainda não trazem os impactos no PIB do segundo trimestre divulgados na última sexta-feira, com expansão de 1,9%, já que a pesquisa é feita até o último dia da semana anterior. Como o resultado veio forte, espera-se que as projeções do mercado melhorem.

COLABOROU Patrícia Duarte