Título: Governo revisará para cima PIB de 2010
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 16/09/2009, Economia, p. 26

Estimativa provavelmente será ampliada para 5%, diz secretário BRASÍLIA. O bom resultado do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) do segundo trimestre, com crescimento de 1,9% em relação aos três primeiros meses deste ano, levou a equipe econômica a revisar a previsão de expansão da economia brasileira para 2010.

Atualmente, a conta que faz parte do Orçamento do próximo ano do governo é de avanço de 4,5% e, segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, ¿muito provavelmente¿ a projeção será ampliada para 5%.

Isso virá, acrescentou Barbosa, como ¿efeito de carregamento¿ do resultado do segundo trimestre deste ano. Ou seja, como reflexo do impulso dado no período, que veio mais forte do que o esperado. Para 2009, segundo o secretário, não haverá mudanças na previsão de crescimento, atualmente de 1%.

Diante do cenário positivo, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, pediu que os empresários que participaram de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), em Brasília, voltem a investir com mais força. (Patrícia Duarte e Mônica Tavares)