Título: Lula festeja fim da crise e afirma que Bolsa Família ajudou economia
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 16/09/2009, Economia, p. 26
Segundo presidente, acabou a "empáfia" dos empresários e da imprensa
BRASÍLIA. Ao discursar no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva festejou o que considera o fim da crise econômica no país e, de forma indireta, vinculou a retomada aos efeitos positivos do Bolsa Família na economia. Lula lembrou que os recursos distribuídos aos beneficiários do programa ajudaram no aumento do consumo interno.
O presidente anunciou ainda que pretende enviar um projeto ao Congresso Nacional ainda este ano, para tornar lei as políticas sociais que desenvolveu.
O objetivo é evitar que os próximos governantes acabem com os programas.
¿ Uma parcela da população que teve acesso a dinheiro deu sustentabilidade à economia brasileira, deu confiança ao comércio.
Nós não podemos retroceder, achando ¿ah, se acabar o Bolsa Família, vai melhorar o país¿. O que vamos fazer com os R$ 12 bilhões do Bolsa Família? Construir uma ponte a mais, uma estrada a mais? Isso é mais importante do que levar comida à boca de 2 milhões de pessoas? Não é ¿ afirmou.
O presidente disse ainda que ¿acabou o tempo da empáfia¿: ¿ Acabou a empáfia dos presidentes que pensavam que sabiam tudo e dos ministros da Fazenda que faziam um plano atrás do outro. Acabou a empáfia dos empresários que achavam que o governo não valia mais nada. E acabou a empáfia de uma parte da imprensa, que achava que com suas manchetes podiam criar um clima na sociedade.
Segundo o presidente, a superação da crise ensinou que é preciso reunir governo, empresários e trabalhadores para agir conjuntamente.