Título: Taxa de acidentes aéreos do Brasil é quatro vezes pior que a média mundial
Autor:
Fonte: O Globo, 17/09/2009, O País, p. 8

Índice no país ano passado foi de 1,76 em cada um milhão de voos

BRASÍLIA. Com uma média de 24 acidentes aéreos fatais por ano na última década, o Brasil tem uma taxa de desastres cumulativa quatro vezes pior que a média mundial. Os dados constam do Relatório de Segurança Operacional 2008, divulgado ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No ano passado, a taxa no país ficou em 1,76 em cada um milhão de voos, enquanto a média mundial era 0,4 e da América do Sul, 1,04. Os números do relatório ainda sofrem o impacto dos acidentes com os aviões da Gol e da TAM.

Em números absolutos, os acidentes vêm aumentando nos últimos anos, passando de 58 em 2005 para quase o dobro em 2008: 105. Neste ano, de janeiro a agosto, já foram registrados 68 acidentes aéreos.

Apesar dos números desfavoráveis no contexto internacional, o relatório afirma que há uma tendência de redução na gravidade. "Há uma menor severidade nos acidentes aeronáuticos ocorridos na aviação civil brasileira, fato expresso tanto pelo menor número de acidentes fatais e fatalidades, bem como pelo menor índice de perda de casco".

A Anac também relativizou os dados a partir do conceito de exposição ao risco, que leva em conta o aumento do tráfego aéreo a partir do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Dessa forma, o quadro se manteve estável, na última década.

"Há uma tendência de manutenção do nível de segurança. Não existe mais o mesmo nível de queda da taxa de acidentes que houve no período de 20 anos, compreendido entre 1979 e 1998. Tal fato demonstra a necessidade de mudança na forma de gerenciamento da segurança, para que sejam adotadas medidas eficientes na redução de acidentes para níveis ainda mais baixos", diz o texto.