Título: Encomendas por Sedex são suspensas
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 17/09/2009, Economia, p. 24

Mas greve nos Correios pode terminar hoje. Proposta de reajuste é de 9%

BRASÍLIA e RIO. No primeiro dia da greve dos funcionários dos Correios, a empresa decidiu suspender temporariamente os serviços de entrega rápida (Sedex 10 e Sedex Hoje) e de coleta domiciliar (Disque-Coleta). A greve, porém, poderá terminar hoje, segundo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que apresentou nova proposta ao comando de negociação do movimento.

Ontem, quem foi às agências recebeu atendimento, mas ficou sem saber quando a correspondência chegará ao destinatário: enquanto o sindicato da categoria (Fentect-RJ) informa que o setor de entrega está parado, os Correios dizem que a paralisação está restrita a uma parcela dos empregados dos centros de tratamento de cartas e de distribuição.

Se a proposta dos Correios for aprovada pela Fentect, será levada para votação nos sindicatos. O diretor de Recursos Humanos da ECT, Pedro Magalhães, disse que ficou acordado que o ponto dos trabalhadores não será cortado e que eles voltarão ao serviço amanhã.

A proposta consiste em aumento salarial de 9%, válido para 2009 e 2010, retroativo a agosto, além de reajuste linear de R$100 sobre o piso do salário da categoria, que é de R$620, a partir de janeiro.