Título: SP, Pernambuco e Rio lideram criação de vagas
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 17/09/2009, Economia, p. 25

Setor de serviços puxa geração de empregos este ano

BRASÍLIA. O nível do emprego formal subiu em todos os estados, pela primeira vez, desde o agravamento da crise financeira internacional, em setembro do ano passado. Do saldo total de 242.126 postos registrados em agosto, 15.841 foram no Rio. O estado obteve o terceiro melhor resultado do país, atrás de São Paulo, com 77.983 postos, e de Pernambuco, que respondeu pela abertura de 18.990 vagas.

As projeções do ministro para o Rio são otimistas para os próximos meses. Segundo ele, as contratações locais serão puxadas pelos setores de serviços, comércio e construção civil.

- O emprego vai crescer muito no Rio - afirmou Lupi.

Os empregos com carteira assinada este ano estão sendo puxados pelo setor de serviços, que teve saldo de 348.658 contratações, entre janeiro e agosto. Os principais destaques são ensino, serviços médicos e odontológicos e de alojamento, alimentação e comércio e administração de imóveis. A construção civil aparece em segundo lugar, com 151.537 vagas.

O aumento das contratações no Rio deverá se repetir em outros estados, segundo Lupi. Ele afirmou que o baixo nível dos estoques na indústria, as encomendas de Natal e o programa "Minha Casa, Minha Vida" comece a deslanchar apontam nesse sentido. (Geralda Doca)