Título: Caças: Suécia promete vender 2 pelo preço de 1
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 18/09/2009, O País, p. 5

Ministro sueco diz que governo, Parlamento e fabricante estão comprometidos com transferência de tecnologia

BRASÍLIA. O governo da Suécia, a exemplo do que fez a França, reforçou sua proposta para emplacar os caças Grippen no Brasil. O governo sueco apresentou ontem, junto com a fabricante Saab, uma oferta que promete ter a metade do preço dos concorrentes franceses e americanos. Os suecos apostam no melhor preço e no compartilhamento de tecnologia para que o Brasil possa fabricar, desenvolver e exportar os caças Grippen NG (Nova Geração) para países da América Latina e do resto do mundo.

- O governo e o Parlamento suecos e a Saab estão comprometidos com a transferência de tecnologia. Acreditamos que tenha um preço competitivo, que permite que o Brasil compre dois Grippen NG pelo preço de um - disse o vice-ministro da Defesa sueco, Hakan Jevrell.

O Grippen NG teria seu primeiro exemplar "made in Brazil" fabricado a partir dessa parceria. Segundo o representante da Saab, Bengt Javer, Embraer e Saab integrariam sistemas usando os melhores equipamentos do mercado, o que daria ao Brasil liberdade de escolha para fabricar a aeronave que melhor atende sua necessidade.

- No final, isso dará ao Brasil a capacidade de decidir, manufaturar, modificar e atualizar o avião em todas as áreas, no futuro - disse Jevrell.

Ele comparou essa possibilidade com a de um motorista poder escolher a melhor marca de pneu, de equipamento e de som para montar o carro que melhor se adequasse a seu perfil. O argumento foi usado para rebater a crítica de que o motor utilizado no Grippen é americano.

A Suécia promete instalar um centro, com laboratório, para testar o sistema a ser integrado no Brasil. Neste centro haveria simuladores e equipamento necessários para integração de armamento, sensores, computadores, softwares e radares.

Outra crítica contestada foi ao fato de o caça sueco só ter um motor. Os proponentes veem essa característica como o futuro da aviação de combate.

- Um motor é um problema. Dois motores são dois problemas - disse o ministro, afirmando que essa característica torna o avião mais leve. Segundo ele, o Grippen tem mais de 120.000 horas de voo e nunca apresentou nenhuma falha.

A Aeronáutica não comentou a proposta sueca, que só será oficialmente apresentada ao governo brasileiro na próxima segunda-feira e deverá ser analisada pela Comissão Técnica da Força Aérea Brasileira (FAB).