Título: Sarney elogia; procuradora lembra ligação com o PT
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 18/09/2009, O País, p. 8

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fez uma defesa veemente da indicação de Toffoli.

- É uma grande escolha. É competente e exerceu funções públicas da maior relevância. Ministros podem exercer funções como advogados de alguém, mas quando vão para o Supremo abandonam tudo para serem juízes - disse Sarney.

Para Renato Casagrande (PSB-ES), a indicação será aprovada:

- Será acirrado o debate entre oposição e governo. Mas isso não vai impedir a aprovação.

Em São Paulo, a procuradora regional da República Janice Ascari disse que magistrados, procuradores e advogados se perguntam se Toffoli é o mais qualificado para a função:

- Presume-se que vá para a Corte Suprema a nata da comunidade jurídica. É difícil ter um conceito do que é a nata, mas hoje ele é nosso melhor jurista ou é uma indicação estritamente política, de amizade? Na comunidade jurídica, ele é conhecido como o advogado do PT.

Se for aprovado, Toffoli poderá ser decisivo no processo de extradição do italiano Cesare Battisti. A votação foi suspensa por pedido de vista do ministro Marco Aurélio, com placar de 4 a 3 a favor da extradição. Marco Aurélio sinalizou que, após seu voto, o placar será de 4 a 4. A expectativa é que Gilmar Mendes, que não votou, defenda a extradição. O voto de Toffoli igualaria o placar em 5 a 5 - Celso de Mello se declarou impedido. Com empate, a Corte teria de decidir o que fazer.