Título: Lula indica Múcio para o TCU e deixa petista na pasta da articulação política
Autor:
Fonte: O Globo, 18/09/2009, O País, p. 8

Padilha é ligado a Gilberto Carvalho e homem de confiança de Dilma

BRASÍLIA. Três meses após a aposentadoria do ministro Marcos Vilaça, o presidente Lula assinou ontem a indicação do ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, também pernambucano, para a vaga aberta no Tribunal de Contas da União (TCU). Múcio entrará de férias hoje e será substituído interinamente pelo chefe da Subsecretaria de Assuntos Federativos, Alexandre Padilha. A indicação de Múcio terá de ser aprovada pelo Senado. O relator será Sérgio Guerra (PSDB-PE).

Mesmo sem integrar o grupo mais próximo do presidente, Múcio foi o ministro que por mais tempo comandou a articulação política. Completaria dois anos em novembro. Nesse período, enfrentou a derrota na votação da CPMF, em dezembro de 2007, e forte oposição do PT, que sonhava em ficar com o cargo de articulador político do governo, anteriormente ocupado pelos petistas José Dirceu, Jaques Wagner e Tarso Genro.

Com a saída de Múcio, o PT reconquistou o cargo. Padilha é militante petista desde o movimento estudantil e participou de todas as campanhas eleitorais de Lula. É ligado ao chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, e ao deputado Antonio Palocci (PT-SP), ex-ministro da Fazenda. Padilha diz que, no PT, é da "corrente lulista".

É apontado como homem de confiança da ministra Dilma Rousseff, a quem se aproximou no segundo mandato. Ele acompanha a ministra em quase todas as viagens do PAC. Apesar do pouco trânsito no Congresso, Padilha tem o apoio da maioria dos deputados petistas. Ele ficará como interino até o próximo dia 28, quando Lula voltará de uma viagem aos EUA e à Venezuela. A tendência é que seja confirmado como ministro.

Médico infectologista, formado pela Universidade de Campinas, Padilha tem 38 anos e está no governo Lula desde 2004.