Título: Petrobras: mais óleo em Santos
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 18/09/2009, Economia, p. 28
A Petrobras informou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) que encontrou mais indícios de petróleo no bloco BM-S-7, em águas rasas da Bacia de Santos. O óleo foi encontrado a 200 metros da lâmina d"água (distância entre a superfície e o fundo do mar) e permitirá à estatal identificar qual o melhor sistema a ser implantado no local. A viabilidade comercial do bloco fora declarada em abril deste ano.
O BM-S-7 foi adquirido na segunda rodada de licitações da ANP, em 2000, por consórcio formado pela Petrobras, como operadora, com 67%, e pela Repsol, com 37%. Batizado de Piracucá, o bloco está localizado no litoral do estado de São Paulo, a aproximadamente 200 quilômetros da cidade de Santos. As reservas estimadas para a jazida em janeiro eram de 550 milhões de barris de óleo equivalente (que inclui petróleo e gás).
Ontem, a Petrobras e a norueguesa Framo Engineering assinaram acordo de cooperação tecnológica para instalar, na Bacia de Campos, novo sistema de bombeio, que viabilizará a produção de poços distantes das plataformas.