Título: Alencar, internado às pressas em São Paulo, recebe transfusão de sangue
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 19/09/2009, O País, p. 8

Vice teve queda no nível de plaquetas por causa dos efeitos da quimioterapia

ALENCAR luta contra o câncer há 12 anos

SÃO PAULO. O vice-presidente da República, José Alencar, recebeu uma transfusão de sangue no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi internado às pressas anteontem à noite. Alencar recebeu duas unidades de transfusão de sangue para aumentar níveis de plaquetas, hemoglobina e glóbulos brancos, que sofreram queda devido ao tratamento de quimioterapia contra o câncer. Ele também está sendo tratado com antibióticos. Segundo os médicos que o atenderam, ele já não corre o risco de sofrer hemorragia espontânea, causada pelo baixo nível de plaquetas no sangue.

O médico Paulo Hoff informou que as transfusões e os antibióticos trouxeram os primeiros resultados, tirando o paciente do risco de sangramento espontâneo, mas o restabelecimento dos níveis das plaquetas e da imunidade ainda levará alguns dias. Hoff explicou que Alencar, que teve febre alta em Brasília, está sentindo os efeitos da quimioterapia. Isso pode ocorrer quando o paciente passa por seguidos tratamentos contra o câncer. O vice tem um câncer agressivo no abdômen, contra o qual luta há 12 anos.

- Ele está evoluindo bem, e nossa expectativa é que tenha alta no fim de semana. Quando você tem uma queda nas plaquetas, há um risco de sangramento, e quando há uma queda nos glóbulos brancos há um risco de infecção. Com as transfusões, eles retornaram ao nível que consideramos seguros - disse o médico.

Segundo Paulo Hoff, Alencar deve continuar o tratamento da quimioterapia na próxima semana:

- Se tudo continuar bem, ele fará a próxima quimioterapia entre terça e quarta-feira. Vamos tomar medidas profiláticas para tentar evitar novas quedas nos níveis dos elementos do sangue.

Alencar se alimenta bem, não está na UTI e está cercado pela família. Hoff disse ainda que o vice-presidente fica em contato permanente com o presidente Lula.