Título: Terceira idade continua a crescer
Autor: Ribeiro, Fabiana; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 19/09/2009, Economia, p. 30

População acima de 60 já é 11,1% do total. No Rio, são 14,9%

ARLETE, DE 83 anos, na aula de ioga: "Minha sogra, que morreu aos 72 anos, era uma velhinha"

A tendência de envelhecimento no país foi mantida em 2008. E continuará constante e gradual por pelo menos mais três décadas. As pessoas com mais de 60 anos já representavam 11,1% dos brasileiros, e a população com 40 anos ou mais correspondia a 34,3%. Enquanto isso, as crianças de 0 a 4 anos chegaram a 7,2% da população em 2008. Segundo estimativas do IBGE, de acordo com os índices de fecundidade, a perspectiva é que a população do Brasil pare de crescer daqui a exatamente 30 anos.

O Rio de Janeiro é o estado mais envelhecido. A parcela dos que têm 60 anos ou mais está bem acima da média nacional: já chegou a 14,9%. Arlete Orlandi Nascimento, moradora de Copacabana, faz parte desse contingente. Aos 83 anos, casada há 60, cinco filhos e nove netos, ela se mantém ativa: administra dezenas de imóveis, faz aulas de pintura, de artesanato e de ioga duas vezes por semana. E mantém uma intensa agenda social:

- O mundo mudou. Minha sogra, que morreu aos 72 anos, era uma velhinha. Hoje não. É preciso ocupar a cabeça sempre, para não pensar nos problemas - receitou.

A longevidade feminina, maior que a dos homens, também foi registrada pelo IBGE. Por isso as mulheres continuam sendo a maioria (51,2%) da população:

- Nascem mais meninos. Mas os homens morrem mais cedo - constatou Maria Lúcia Vieira, gerente da Pnad. (José Meirelles Passos e Luciana Casemiro)