Título: 'Estamos enxugando a máquina
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 20/09/2009, O País, p. 10

O governador interino de Tocantins, Carlos Gaguim, está tendo que pagar as dívidas deixadas pelo aliado, o governador cassado de Tocantins, Marcelo Miranda. Mesmo assim, Gaguim diz que não fará nada contra o antecessor : "Ele é meu amigo".

O que fazer com a equação que não fecha nas contas públicas?

CARLOS HENRIQUE GAGUIM: Estamos enxugando a máquina, reduzindo gastos desde o cafezinho até as aeronaves, para que a sociedade perceba que estamos aqui para administrar o estado.

O senhor era presidente da Assembleia Legislativa e do partido do ex-governador. Os deputados não sabiam que o estado estava quebrado?

GAGUIM: Sabiam. Nós falávamos para ele, mas ele não tomava uma decisão.

O senhor entregou ônibus escolares hoje que já haviam sido entregues pelo ex-governador, mas não foram pagos. Por quê?

GAGUIM: O ex-governador entregou os ônibus, mas não tinham sido pagos. No nosso governo, estamos pagando. Eu paguei e mandei os prefeitos virem buscar os ônibus.

O senhor está conseguindo unanimidade na Assembleia, não é?

GAGUIM: Nós estamos sendo justos com todo mundo. Não tem hora para atender o deputado. A minha vida é a política.

Como está seu relacionamento com o ex-governador?

GAGUIM: Tranquilo. Não vou fazer nada contra a pessoa do governador Marcelo Miranda, que é meu amigo. Agora, na administração, tem de colocar as coisas que estão acontecendo.

Quais são seus planos políticos?

GAGUIM: Eu quero ser ministro. A região Norte não tem nenhum ministro no governo Lula e acho que vamos trabalhar, fazer nosso sucessor (no estado). (Chico de Gois)