Título: 'Diversificação econômica reduz risco de corrupção
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 20/09/2009, Economia, p. 25

Para o coordenador do Programa de Transparência de Receita da Transparência Internacional, François Valérian, o risco de a corrupção crescer no Brasil é baixo, pois sua economia é diversificada. O país está no 80º lugar no ranking de percepção de corrupção da instituição, que avalia 180 nações.

O petróleo é causa da corrupção?

FRANÇOIS VALÉRIAN: Não é causa primária, e sim um elemento extra de instabilidade. Os fatores determinantes para a corrupção são a governança, ou seja, o nível de transparência dos governos, e a assimetria de poder. Se o poder está nas mãos de um pequeno grupo, ele usará a abundância de recursos em prol de seus interesses.

O Brasil está no 80º lugar no ranking de corrupção da Transparência Internacional, ao lado da Arábia Saudita. Com o pré-sal, há risco de a situação piorar?

VALÉRIAN: Na Arábia Saudita, a receita com petróleo supera 80% da arrecadação do Estado. Isso eleva a chance de má governança. Mas a Noruega, que também depende muito do petróleo (24% da receita), está em 14º lugar no ranking. Logo, isso dependerá da gestão dos recursos. No caso brasileiro, a diversificação econômica reduz o risco de corrupção. (D.N.)