Título: Dilma defende esforço para definir vice
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 22/09/2009, O País, p. 3

Berzoini, no entanto, não garante escolha de chapa até outubro

BRASÍLIA. Pré-candidata do PT à Presidência, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou ontem que é preciso fazer um esforço para definir as candidaturas aliadas até o próximo mês, inclusive a composição da chapa governista para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A afirmação foi dada em resposta a cobranças do PMDB, que quer uma decisão rápida, especialmente sobre a escolha do vice de Dilma. O mais cotado para a vaga é o presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (SP). A ministra afirmou que essa definição pode ocorrer inclusive no PT, mas ressaltou que cada partido tem seu tempo de decisão.

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse que, mesmo ainda não oficializada, Dilma é a candidata petista, e o partido quer coligação com todos os aliados. Mas não garantiu que a escolha do vice será feita até outubro.

¿ Eu entendo o anseio do presidente do PMDB de ter essa decisão até outubro e acho que há de haver um esforço para ver se é possível.

Tem que se esforçar para ver se é possível.

Agora, partido tem seu ritmo. O PT tem o dele, o PMDB tem o dele.

Os outros partidos que integram (a base), o PP, o PSB, PTB, PDT, PCdoB, cada um tem seu ritmo, e isso você vai ter de considerar ¿ afirmou Dilma, ao sair da reunião do conselho da Petrobras.

Em entrevista ao jornal ¿O Estado de S.Paulo¿, domingo, Temer afirmou que o PMDB quer uma ¿palavra definitiva¿ do PT sobre alianças no próximo mês. O PT está em processo de renovação do comando partidário, e só em dezembro será escolhido o novo presidente.

Em fevereiro, o partido fará o congresso que oficializará a candidatura de Dilma. Segundo ela, em princípio é possível que a definição cobrada por Temer ocorra também no PT.

¿ Nada a gente pode descartar ¿ disse.

Para Berzoini, o congresso do PT vai apenas oficializar a candidatura de Dilma: ¿ O PT vai sacramentar em fevereiro algo que o Brasil inteiro já sabe: a ministra Dilma é nossa candidata a presidente. Eu não encontro um só militante que não diga isso.

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), disse que o partido vai esperar o retorno do presidente Lula do exterior para tratar da coligação entre as duas legendas. Segundo ele, se o acerto não for feito agora, há o risco de prosperar a tese de o PMDB apoiar informalmente a candidatura de Dilma ¿ a chamada coligação branca: ¿ Essa definição da aliança não pode passar de outubro, porque os adversários estão trabalhando para que essa aliança não se oficialize, para que fique em aberto. Se deixar correr solto, lá na frente vai ser muito mais difícil reverter isso. Quanto mais cedo resolver, melhor para resolver os problemas nas bases.

Lula está nos Estados Unidos, passará pela Venezuela, ficará dois dias no Brasil, na próxima semana, e embarcará para a Europa. Portanto, essa conversa deverá ocorrer a partir de segunda semana de outubro.

Berzoini disse que o PT já está conversando e continuará negociando alianças com todos os partidos aliados, mas o entendimento depende também da disposição das outras legendas.

O presidente Lula defende que a base governista tenha um candidato só e que o PMDB indique o vice de Dilma. Mas o PSB deverá lançar a candidatura do deputado Ciro Gomes (CE).