Título: Meirelles admite que Lula pediu que ele fique no governo
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 22/09/2009, O País, p. 3

Presidente do BC não confirma se desistirá de concorrer a governador

SÃO PAULO. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, confirmou ontem ter recebido um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para permanecer no governo e não sair candidato nas eleições de 2010. O nome de Meirelles era cotado, inicialmente, para disputar as eleições para governador de Goiás.

¿ É uma opinião e um pedido do presidente que, evidentemente, eu tenho a maior consideração, o maior respeito, não só por ser presidente da República, mas por ser presidente da República com esse nível de sucesso, tanto na economia quanto na aprovação, e principalmente por ser um grande amigo pessoal ¿ afirmou Meirelles, depois de participar de evento em São Paulo.

Meirelles teria sido sondado por PTB, PP e PMDB No evento em São Paulo, no entanto, o presidente do Banco Central não respondeu claramente se vai aceitar ou não o pedido de Lula.

Perguntado sobre sua filiação a algum par tido, respondeu que ¿até o dia 2 de outubro (prazo final para as filiações partidárias para os candidatos às eleições de 2010) certamente deverei tomar uma decisão¿.

Na semana passada, o presidente do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, disse estar ¿trabalhando firme¿ para apresentar Meirelles como um dos postulantes à cadeira do próprio presidente Lula.

O convite, segundo Jefferson, foi feito há cerca de 15 dias. O nome do presidente do BC também teria sido sondado por dirigentes do PP e do PMDB. As negociações como PMDB, porém, podem esbarrar no prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que ficou incomodado com os elogios do presidente Lula a Meirelles, durante um evento na cidade.

Em 2002, Henrique Meirelles foi eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás ¿ partido que perdeu a disputa presidencial para o PT.

Ele decidiu renunciar ao mandato depois que recebeu convite de Lula para assumir o comando do Banco Central.