Título: Evento para a ANJ vira ato contra a censura a mídia
Autor:
Fonte: O Globo, 22/09/2009, O País, p. 10

Dirigente critica projetos que tentam tutelar publicidade SÃO PAULO. A homenagem da Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas (ADVB) à Associação Nacional dos Jornais (ANJ) transformou-se ontem, em São Paulo, num ato de defesa da liberdade de expressão.

A presidente da ANJ e dirigente da ¿Folha de S.Paulo¿, Judith Brito, defendeu a liberdade de expressão comercial e de imprensa.

¿ Preocupa a ANJ uma certa tendência de pôr amarras à liberdade de expressão comercial ¿ afirmou Judith, citando projetos de lei que, em sua opinião, têm a tendência de tutelar os cidadãos no setor da publicidade.

O diretor de conteúdo do ¿Estado de S. Paulo¿, Ricardo Gandour, em palestra sobre a liberdade de imprensa, ressaltou que ¿a agenda positivíssima do Brasil não pode causar a desatenção para a política e que deve nos preocupar o fato de que uma decisão de primeira instância tenha o poder de calar um veículo de comunicação¿.

Há mais de 50 dias, o ¿Estado¿ está sob censura judicial, mediante decisão de primeira instância favorável à família do senador José Sarney, que proibiu o jornal de publicar reportagens sobre operação da Polícia Federal que investiga o filho do senador, Fernando Sarney.

Na última terça-feira, a Justiça do Distrito Federal declarou que o desembargador Dácio Vieira é suspeito para decidir sobre o pedido de censura ao ¿Estado¿. Mas o jornal continua proibido de publicar as reportagens.