Título: A bola fora de Romário
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 23/09/2009, O País, p. 8

Craque se filia ao PSB, erra nome do partido e pode disputar vaga na Câmara José Meirelles Passos

Depois de um atraso de exatamente 90 minutos, a estrela do evento surgiu. ¿O Peixe chegou!¿, gritou um militante do Partido Socialista Brasileiro (PSB), anunciando que o tetracampeão Romário ¿ o Peixe ¿ estava, por fim, a caminho de um pequeno salão, num hotel do Centro do Rio, para assinar a sua ficha de filiação, ontem à tarde.

Depois de ser saudado por Alexandre Cardoso, presidente do PSB-RJ, como ¿um nome que nos ajudará a incluir na vida política as pessoas que não têm voz¿, o craque da bola mostrou em sua primeira declaração que ainda era um peixe fora d¿água nesse ambiente: ¿ Aceitei o convite com muita honra.

O partido me mostrou que tem responsabilidade, que é sério. Estou muito contente de me filiar agora ao PSDB ¿ disse, errando o nome do partido.

A plateia, em coro, corrigiu: ¿ PSB! PSB! Romário desculpou-se. Repetiu a frase com correção, e prometeu suar a camisa para que o PSB se torne mais popular, ressaltando que planeja dedicarse a ajudar as crianças carentes e o esporte, em particular o futebol.

Embora os deputados antecipassem que o objetivo do PSB é o de lançar Romário como candidato a deputado federal, ele próprio disse que ainda não poderia garantir isso. Alegou que teria de conversar melhor com o partido.

Ao ser perguntado mais uma vez se estaria disposto a concorrer, Romário insinuou que já estaria inclinado a mergulhar na política. E fez isso ao seu estilo, referindo-se a si mesmo na terceira pessoa: ¿ Acho que, a partir do momento em que o Romário decidir ser candidato, para conseguir votos vai ter que apresentar projetos. Estou acostumado na vida profissional a falar e cumprir.

Alexandre Cardoso contou que começara a conversar com Romário há três meses. O craque afirmou que, ao decidir ir adiante, ficou meio perplexo: ¿ Estou surpreso comigo mesmo...

Na Bahia, outro atleta também entrou ontem para a política. Em meio a suspeitas de envolvimento no assassinato de um surfista, o ex-pugilista Acelino Popó Freitas filiou-se ao PRB, legenda ligada à Igreja Universal. Ele anunciou que será candidato a deputado federal.