Título: Gravidez precoce cai 30% em 10 anos
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 23/09/2009, O País, p. 11

No Rio, queda foi de 48,7%; Nordeste teve mais partos de adolescentes

BRASÍLIA. O número de meninas de 10 a 19 anos grávidas caiu na última década. Como antecipou ontem a coluna de Ancelmo Gois, dados do Ministério da Saúde, o índice de partos nessa faixa etária caiu 30,6% desde 1998. Enquanto 699 mil partos foram feitos em 1998, em 2008 o número baixou para 485,6 mil. Para o Ministério da Saúde, o resultado se deve a mais ações oficiais na área de saúde sexual e à maior informação dos jovens com relação a métodos contraceptivos.

No Rio, a queda foi de 48,7%.

A maior redução foi registrada em Rondônia: 51,6%. A região que mais registrou partos em adolescentes foi o Nordeste: 175.868, redução de 27,8% em relação a 1998. O Amapá foi o único estado onde foi registrado aumento: 39%.

O governo destaca que em 2008 houve distribuição gratuita de 1 bilhão de camisinhas.

¿ Por causa dessas iniciativas, meninas e meninos estão mais informados sobre saúde sexual e reprodutiva, e têm mais acesso a preservativos ¿ afirmou a coordenadora da área de Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare.

Os postos de saúde fornecem camisinhas gratuitamente. As remessas de preservativos são intensificadas no período de festas populares. No carnaval deste ano, segundo o ministério, foram distribuídos aos estados 19,5 milhões de preservativos.

Governo atribui resultado ao programa Saúde da Família Para o governo, o aumento da presença de equipes do programa Saúde da Família nas comunidades também influenciou na queda da maternidade de adolescentes. Na pauta dos agentes de saúde entram explicações sobre planejamento familiar.

Segundo a Coordenadoria do Programa DST/Aids do Ministério da Saúde, uma parceria com o Ministério da Educação para levar informação sexual às escolas é outro fator positivo. O programa Saúde e Prevenção nas Escolas tem milhares de instituições de ensino básico cadastradas, das quais 9.700 distribuem camisinhas aos alunos em 600 municípios do país.