Título: Pré-sal: plataformas serão feitas no país
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 23/09/2009, Economia, p. 22

Petrobras quer que equipamentos estimulem o desenvolvimento industrial

BRASÍLIA. A Petrobras exigirá que a construção de 28 naviossondas e plataformas de perfuração para exploração do présal seja realizada no Brasil. As sondas fazem parte de um pacote de 40 equipamentos do gênero que a estatal vai contratar.

Essa exigência, anunciada ontem pelo presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, faz parte da estratégia para justificar o pleito da empresa de ser operadora única dos campos do pré-sal. Segundo Gabrielli, isso será um fator importante para desenvolver a indústria brasileira.

¿ O fato de ser operador único leva a uma atuação mais pró-ativa junto ao mercado nacional.

Se não tiver (operador único), diminui essa possibilidade, porque cada um vai buscar o mercado individualmente, maximizando seu próprio mundinho ¿ disse Gabrielli, durante seminário sobre o pré-sal, promovido pelos jornais ¿Correio Braziliense¿ e ¿Estado de Minas¿.

Câmara chama governadores para debater `royalties¿ A estatal já havia encomendado 12 sondas no exterior, para iniciar a exploração do pré-sal.

Diante das críticas das empresas de construção naval, a Petrobras se voltou para o parque industrial brasileiro. Outras 14 sondas estão sendo negociadas com empresas nacionais e as próximas 14 também serão feitas aqui.

A Petrobras voltou a ser alvo ontem de críticas pelo fato de vir a ser operadora única do pré-sal.

No seminário, o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), João Carlos de Luca, e o senador Delcídio Amaral (PTMS) pediram que esse dispositivo seja flexibilizado no projeto de lei que cria o regime de partilha de produção. De Luca lembrou que, pelo modelo enviado pelo governo, a Petrobras estaria ¿engessada¿, pois seria obrigada a operar áreas no présal pouco atrativas e até a trabalhar compulsoriamente com parceiros que não escolheu.

Já a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a polêmica entre os estados produtores em torno dos royalties é uma questão marginal do total da renda do pré-sal irá gerar.

A comissão especial na Câmara que analisa o projeto do regime de partilha ¿ o mais polêmico ¿ estreou ontem suas atividades com a aprovação de um requerimento convidando os governadores Sérgio Cabral (PMDB), do Rio; Paulo Hartung (PMDB), do Espírito Santo; e José Serra (PSDB), de São Paulo, para um debate.